Língua e Literatura Portuguesas

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2017/2018

Código: MP1C10018
Sigla: LLP
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
MPE1C 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Mariana Abrantes de Oliveira Pinto Alte da Veiga
Corpo docente: Mariana Abrantes de Oliveira Pinto Alte da Veiga
Nadine da Costa e Silva

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1- Mobilizar e sistematizar conhecimentos fundamentais sobre as ciências da linguagem;
2- Aprofundar competências de análise e interpretação da estrutura e do funcionamento da escrita em português;
3- Identificar e caracterizar géneros textuais com finalidades, linguagens e suportes diversificados;
4- Produzir textos orais e escritos de géneros diferenciados;
5- Partilhar publicamente dúvidas, pontos de vista, argumentos e opiniões;
6- Desenvolver a capacidade de concretizar atempada e autonomamente tarefas e atividades propostas;
7- Mobilizar os conhecimentos adquiridos e as competências desenvolvidas para a interpretação e transformação da sociedade.

Conteúdos programáticos

Conteúdos programáticos:
A- Pensamento verbal e domínios da linguística descritiva
B- Dicotomias basilares
C- Obras de referência
D- Fonologia e lexicologia
E- Morfologia e sintaxe.
F- Código oral e escrito
G- Pontuação
H- Evolução da língua e estrangeirismos
I- Diversidade linguística e multilinguismo
J- Cultura escrita e Culturas de tradição oral
K- Géneros textuais e Textos multimodais
L- Literatura e literariedade
N- Literatura erudita, literatura didática e literatura para a infância ao longo dos tempos
O. Literatura para a infância e literatura anexada
P. Obras de referência e animação da leitura.
Q. Épocas, modos e géneros literários. Características estruturais, formais, temáticas e linguísticas.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular: A articulação entre conteúdos programáticos e objetivos de aprendizagem é a seguinte: A, B, C, D, E – 1; F, G, H, I, J, K – 2; L, M, N, O, P, Q – 3; todos – 7.

Metodologias de ensino

Metodologias de ensino (avaliação incluída): Exposição de conhecimentos pelo professor e intervenções espontâneas dos estudantes (ensino teórico). Realização de exercícios, em pares, seguida de discussão plenária dos resultados (ensino teórico-prático). Leitura individual, em pares ou em grupo, de textos de preparação da aula seguinte e de textos complementares de aprofundamento (estudo e avaliação). Escrita, em pares, de síntese de aula sobre um conteúdo programático (orientação tutória e avaliação). Realização de um trabalho final que articule a prática pedagógica com a reflexão teórica.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular: A articulação das metodologias de ensino com o objetivos é mais evidente nos três penúltimos objetivos. Para eles contribuem especialmente o ensino teórico-prático, a tutoria e a avaliação. No entanto, também aos objetivos anteriores subjazem as metodologias adotadas, em particular no ensino teórico, no estudo e na avaliação.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação inclui os seguintes elementos: participação nas aulas (fichas de leitura, resumos, exercícios, comentários, críticas,... (50%); trabalho individual sobre conteúdos da UC (50%).

Regime de assiduidade

A avaliação formativa e contínua.

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