Código: | MP1C10018 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | LLP | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Mariana Abrantes de Oliveira Pinto Alte da Veiga |
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Corpo docente: |
Mariana Abrantes de Oliveira Pinto Alte da Veiga Nadine da Costa e Silva |
Português
1- Mobilizar e sistematizar conhecimentos fundamentais sobre as ciências da linguagem;
2- Aprofundar competências de análise e interpretação da estrutura e do funcionamento da escrita em português;
3- Identificar e caracterizar géneros textuais com finalidades, linguagens e suportes diversificados;
4- Produzir textos orais e escritos de géneros diferenciados;
5- Partilhar publicamente dúvidas, pontos de vista, argumentos e opiniões;
6- Desenvolver a capacidade de concretizar atempada e autonomamente tarefas e atividades propostas;
7- Mobilizar os conhecimentos adquiridos e as competências desenvolvidas para a interpretação e transformação da sociedade.
Conteúdos programáticos:
A- Pensamento verbal e domínios da linguística descritiva
B- Dicotomias basilares
C- Obras de referência
D- Fonologia e lexicologia
E- Morfologia e sintaxe.
F- Código oral e escrito
G- Pontuação
H- Evolução da língua e estrangeirismos
I- Diversidade linguística e multilinguismo
J- Cultura escrita e Culturas de tradição oral
K- Géneros textuais e Textos multimodais
L- Literatura e literariedade
N- Literatura erudita, literatura didática e literatura para a infância ao longo dos tempos
O. Literatura para a infância e literatura anexada
P. Obras de referência e animação da leitura.
Q. Épocas, modos e géneros literários. Características estruturais, formais, temáticas e linguísticas.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular: A articulação entre conteúdos programáticos e objetivos de aprendizagem é a seguinte: A, B, C, D, E – 1; F, G, H, I, J, K – 2; L, M, N, O, P, Q – 3; todos – 7.
Metodologias de ensino (avaliação incluída): Exposição de conhecimentos pelo professor e intervenções espontâneas dos estudantes (ensino teórico). Realização de exercícios, em pares, seguida de discussão plenária dos resultados (ensino teórico-prático). Leitura individual, em pares ou em grupo, de textos de preparação da aula seguinte e de textos complementares de aprofundamento (estudo e avaliação). Escrita, em pares, de síntese de aula sobre um conteúdo programático (orientação tutória e avaliação). Realização de um trabalho final que articule a prática pedagógica com a reflexão teórica.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular: A articulação das metodologias de ensino com o objetivos é mais evidente nos três penúltimos objetivos. Para eles contribuem especialmente o ensino teórico-prático, a tutoria e a avaliação. No entanto, também aos objetivos anteriores subjazem as metodologias adotadas, em particular no ensino teórico, no estudo e na avaliação.
A avaliação inclui os seguintes elementos: participação nas aulas (fichas de leitura, resumos, exercícios, comentários, críticas,... (50%); trabalho individual sobre conteúdos da UC (50%).
A avaliação formativa e contínua.
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